sábado, 23 de março de 2013


A mitologia dos super-heróis em quadrinhos se funde com a dos orixás, relacionando suas características comuns e formando uma terceira entidade.
“Minha pesquisa passa por uma investigação do ser humano, uma revelação dos seus desejos e de suas crenças. Tenho investigado a religiosidade e o desejo humano no mundo contemporâneo, desta forma procuro expressar uma fusão entre o sonho e a realidade, manifestando assim uma face singular onde corpo e espírito se misturam. Mitos antepassados e contemporâneos co-habitam o mesmo espaço sem distinção. As características de ambos se misturam e se manifestam logo em seguida com uma identidade nova. Não imagino o homem contemporâneo dissociado de sua identidade ancestral, nas raízes da raça humana está a matriz africana com toda sua força, diversidade cultural e religiosa, não entendo a força dos cultos africanos como algo ultrapassado, menor, dispensável, pelo contrário procuro trazer à discussão os valores culturais ancestrais como algo fundamental para compreender nosso contexto contemporâneo sincretizado.”
                                                                                  Yuri Ferraz.

                                                                                                    
Proponho um duplo deslocamento, onde os super-heróis saem do seu ambiente comum (as revistas em quadrinho) e os orixás da mesma forma saem de seu ambiente natural (cultos religiosos) e os dois se encontram num não local que defino como campo de amplidão, neste espaço criado há a fusão entre os dois e surge uma nova mitologia com características próprias, e singulares. Os super-heróis ganham uma carga de divindade e os Orixás se aproximam dos humanos numa referência profana. Nesta nova mitologia, a biologia e a religiosidade se fundem e estas entidades são tanto físicas quanto etéreas, não se limitam a realidade humana ordinária e se deslocam entre o plano material e não-material interagindo entre os dois mundos.

                                            Salvador, 28 de outubro de 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário